Sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

OUTUBRO ROSA: Orquestra Ladies Ensemble toca no na Assembleia

01/11/2017
Marcando o encerramento da campanha Outubro Rosa deste ano na Assembleia Legislativa do Paraná, houve apresentação da Orquestra Ladies Ensemble, por iniciativa da presidência da Alep.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), reservou uma surpresa para a bancada feminina e para as servidoras da Casa no encerramento do Outubro Rosa na Assembleia: uma apresentação da Orquestra Ladies Ensemble, criada em 2008 com a direção da violista Fabíola Bach Akel. O grupo executou o primeiro movimento da “Primavera” de Vivaldi e a “Milonga para as Missões”, com a participação da acordeonista Maryanne Francescon.

Ao anunciar a apresentação, Traiano destacou mais uma vez o objetivo primordial da campanha Outubro Rosa, que é alertar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero, bem como dos demais cuidados com a saúde da mulher. Também homenageou a deputada Cantora Mara Lima (PSDB), autora da Lei nº 16.935/2011, que instituiu o Outubro Rosa no Paraná.

No período de 2 a 31 de outubro várias ações trataram do tema. No dia 2 a diretora do Hospital do Câncer de Londrina, Mara Fernandes, usou a tribuna do Plenário para explicar os principais sintomas da doença que pode atacar também os homens, e as medidas de rotina que todos devem observar como forma de precaução, principalmente diante de dados alarmantes mostrando que, no ano que vem, 54 mil mulheres serão diagnosticadas como portadoras da enfermidade no País.

A Casa sediou ainda em seu Espaço Cultural uma exposição do fotógrafo Milton Nitta, registrando a força e a vitalidade de mulheres que venceram a batalha contra o câncer de mama. Uma caixa também foi colocada no espaço para receber doações de lenços que serão encaminhados a mulheres ainda em tratamento. A deputada Mara Lima agradeceu a todos que colaboraram, informando que foram arrecadados muitos lenços, numa prova da solidariedade que move as pessoas.

 

LADIES ENSEMBLE

 

A orquestra é formada exclusivamente por mulheres e conta com a colaboração de musicistas das principais orquestras paranaenses. Em conjunto com a Unicultura – Universidade Livre da Cultura, sob a direção de Ricardo Trento, promove o Concerto das Rosas, que percorre o estado com a finalidade de formação de plateia para música erudita, com a regência do maestro Alessandro Sangiorgi. Nos meses de outubro e novembro a renda das apresentações é revertida em favor da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas.

 

(Fonte: Assessoria Alep)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)