Segunda-feira, 22 de julho de 2019

Testes genéticos e suas indicações na Neurologia

19/03/2019
A realização de testes genéticos para a confirmação diagnóstica e a realização de testes pré-sintomáticos ou preditivos passaram a ser indicações a serem consideradas em vários campos da medicina personalizada, incluindo a Neurologia.

O avanço da genética molecular tornou possível detectar alterações genéticas específicas responsáveis por várias doenças, até mesmo antes do indivíduo manifestar qualquer sintoma. Dessa forma, a realização de testes genéticos para a confirmação diagnóstica e a realização de testes pré-sintomáticos ou preditivos passaram a ser indicações a serem consideradas em vários campos da medicina personalizada, incluindo a Neurologia.

No caso das doenças neurodegenerativas, dentro dessa linha de abordagem, estão a Doença de Parkinson, a Doença de Huntington, o Mal de Alzheimer, a Degeneração Espinocerebelar, as Escleroses lateral amiotrófica e Múltipla e a Encefalopatia Espongiforme, dentre outras. São doenças degenerativas, progressivas, geralmente familiares, cujo sintomas se iniciam em idade variada entre a primeira e a quinta década de vida, progredindo lentamente, levando o paciente ao óbito após 15 a 20 anos.

Por outro lado, estudos mostram que a maioria dos pacientes que realizam exames genéticos para o diagnóstico para doenças neurodegenerativa tem um impacto importante para pesquisas sobre a doença da qual ele é portador, e também quanto ao planejamento familiar.

Por fim, verifica-se que vários profissionais da área da saúde apresentam conhecimentos distintos quantos aos testes genéticos que existem atualmente para auxiliar no diagnóstico clínico dos seus pacientes.

Enquanto isso, a estratificação genética para auxiliar os profissionais médicos cresce a cada ano e com a evolução da pesquisa sobre estas alterações tem surgido tratamentos de precisão para realizar tratamentos cada vez mais eficazes, que garantem qualidade de vida para milhares de pessoas portadoras dessas doenças.

Para mais informações, acesse: http://www.genovida.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)