Domingo, 05 de dezembro de 2021

Conheça as vitaminas que fazem bem para a pele

07/10/2017
Ao ingerir certos alimentos ricos em vitaminas, além de se ganhar saúde, também ficamos com os cabelos mais resistentes, as unhas mais fortes e a pele brilhosa.

As vitaminas desempenham um importante papel na saúde e no bem-estar do corpo, além de ajudar na beleza das pessoas. A boa nutrição beneficia diretamente as condições gerais da pele e as vitaminas são importantes neste processo. As vitaminas podem ser consumidas internamente ou aplicadas diretamente na pele em forma de cremes e loções. A maioria das pessoas é deficiente de vitamina e os efeitos muitas vezes não são perceptíveis, porém, sem uma quantidade adequada de vitaminas essenciais, o nosso organismo não é capaz de produzir componentes essenciais da derme, como o colágeno e a elastina.

Ao ingerir certos alimentos ricos em vitaminas, além de se ganhar saúde, também ficamos com os cabelos mais resistentes, as unhas mais fortes e a pele brilhosa.

 

VITAMINA A

Exerce papel importante nas células da pele. Restaura e constrói novos tecidos, auxilia no tratamento de acne e queda de cabelos, deixando a pele e os cabelos mais saudáveis e bonitos. Sem ela, nosso cabelo fica ressecado e a pele áspera, com manchas, descamações e alergia. Já o excesso pode provocar queda de cabelo e seborreia. Os alimentos fontes de beta caroteno, vitamina A, possuem pigmentos que estimulam a produção de melanina, o que vai te ajudar a ter uma pele bronzeada. São eles: fígado, leite, ovos, manteiga, queijos, tomate, mamão, abóbora, cenoura, caqui, brócolis, espinafre, rúcula e agrião.

 

VITAMINAS DO COMPLEXO B

Ajudam a normalizar as funções da pele. Tais vitaminas podem controlar a produção dos óleos pelas glândulas sebáceas e proporcionar uma pele suave e refrescante. A falta de vitamina B8 pode causar queda do cabelo e coceiras na pele.

A vitamina B3 ajuda a pele a reter a umidade e melhora a tonalidade da mesma. Loções com base nestas vitaminas do complexo B podem trazer brilho e proporcionar saúde à pele. A deficiência destas vitaminas pode causar ressecamento da pele e descamação. São normalmente encontradas nas carnes vermelhas, ovos, peixes e bananas.

 

VITAMINA C

Não só ajuda a prevenir doenças como a gripe e a tosse, mas também é muito importante para proteger a pele dos efeitos da idade. Tem sido estudada por proteger a pele da exposição ao sol, o que pode reduzir os efeitos e as chances de contração de câncer de pele. Possui propriedades antioxidantes, promove a produção de colágeno e aceleração da cicatrização da pele danificada, fortalece vasos capilares, reduz e previne o aparecimento de varizes e ajuda a manter aparência saudável à pele. Alimentos ricos em vitamina C são: acerola, limão, laranja, goiaba, morango, kiwi, abacaxi, pimentão e brócolis.

 

VITAMINA E

Sempre foi considerada uma vitamina antienvelhecimento. Atualmente, é valorizada por suas propriedades antioxidantes, que combatem diretamente os radicais livre. Ajuda a reduzir a produção indesejada de colagenase, encima que destrói o colágeno e deteriora a estrutura da pele.

Também ajuda a proteger o corpo dos prejudiciais raios ultravioletas que podem danificar as células da pele. A vitamina E também deixa a pele mais suave e sedosa, além de ajudar a hidratar a pele seca. Esta vitamina pode ser obtida por meio da aplicação de cremes e loções para a pele, por meio da ingestão de óleos vegetais, gema de ovo, nozes, avelãs, amêndoas, germe de trigo, abacate, amendoim e batata doce.

Como você tem visto, estas vitaminas podem fazer uma grande mudança em sua pele e ajudá-lo a retardar o processo de envelhecimento. Como uma ultima palavra, lembre-se de cuidar de sua pele todos os dias, para que você possa ter resultados a longo prazo que iram fazer com que se sinta mais jovem.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)