Segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Suinocultores querem redução de ICMS para venda interestadual

13/09/2021
Na ocasião, trataram de demandas da atividade, e solicitaram apoio dos deputados estaduais para o pleito que a entidade está formalizando junto ao Governo do Estado, para redução da pauta de ICMS para venda interestadual de suínos, efetuadas pelos suinocultores paranaenses que atuam no mercado independente.

Representantes da Associação Paranaense de Suinocultores, APS, participaram na manhã desta segunda-feira (13), de audiência com o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano. Na ocasião, trataram de demandas da atividade, e solicitaram apoio dos deputados estaduais para o pleito que a entidade está formalizando junto ao Governo do Estado, para redução da pauta de ICMS para venda interestadual de suínos, efetuadas pelos suinocultores paranaenses que atuam no mercado independente. Mesmo se tratando de uma medida de iniciativa do governo estadual, mediante Decreto Lei, o presidente da Alep, deputado Traiano, se mostrou sensível ao pedido dos suinocultores, por reconhecer a importância do setor na geração de emprego e renda no campo e principalmente diante da crise que a atividade está enfrentando, com o aumento exagerado dos custos de produção.

O Paraná, que é o segundo maior produtor de suínos do Brasil, atualmente exibe um status sanitário excelente, desde o reconhecimento internacional de área livre de Febre Aftosa sem vacinação e de Peste Suína Clássica, o que deve servir para fomentar as exportações de carne suína. Participaram da audiência na Alep o presidente da APS, Jacir Dariva, acompanhado dos diretores da entidade, Edson Roberto Gusso e Wilant van den Boogaard, e do especialista em Agronegócio e Consultor da APS, Cesar da Luz.

Após a audiência na Assembleia Legislativa, houve contato também dos representantes do sistema suinícola paranaense com o titular da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, SEAB, Norberto Ortigara, bem como com a chefia do Departamento de Economia Rural, DERAL, órgão ligado à SEAB, que ficou encarregado de analisar a questão e posteriormente encaminhar a pauta para a área econômica do Governo do Paraná.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)