Segunda-feira, 25 de outubro de 2021

As famosas Cataratas do Iguaçu e o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz

09/10/2017
O Parque Nacional do Iguaçu, onde se encontram as famosas Cataratas do Iguaçu, é considerado um patrimônio natural da humanidade e exemplo de conservação e uso sustentável da natureza.

Dirigido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal responsável pela gestão das Unidades de Conservação do Brasil, o Iguaçu é exemplo de integração entre a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais.

O Parque Nacional do Iguaçu foi criado em 1939 pelo Decreto N° 1.035 e abriga o maior remanescente de floresta Atlântica (estacional semidecídua) da região sul do Brasil. O Parque protege uma riquíssima biodiversidade, constituída por espécies representativas da fauna e flora brasileiras, das quais algumas ameaçadas de extinção, como onça-pintada (Pantheraonca), puma (Puma concolor), jacaré-de-papo-amarelo (Caimanlatirostris), papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), gavião-real (Harpia harpyja), peroba-rosa (Aspidospermapolyneutron), ariticum (Rolliniasalicifolia), araucária (Araucariaaugustifolia), além de muitas outras espécies de relevante valor e de interesse cientifico.

Essa expressiva variabilidade biológica somada à paisagem singular de rara beleza cênica das Cataratas do Iguaçu, fizeram do Parque Nacional do Iguaçu a primeira Unidade de Conservação do Brasil a ser instituída como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, no ano de 1986.

Unido pelo rio Iguaçu ao Parque Nacional Iguazú, na Argentina, o Parque integra o mais importante contínuo biológico do Centro-Sul da América do Sul, com mais de 600 mil hectares de áreas protegidas e outros 400 mil em florestas ainda primitivas, responsabilidade ímpar para ações conjuntas entre brasileiros e argentinos nos esforços de preservação deste tão importante patrimônio mundial.

O Centro de Visitantes é onde tudo começa. O espaço oferece informações sobre o atrativo, bilheteria, posto bancário, escritório de atendimento do ICMBio, venda de passeios opcionais, fraldário, telefones públicos, sanitários, cafeteria, loja de lembranças e exposição ambiental permanente. Para os guias e empresas de turismo, há uma sala exclusiva de atendimento.

Após adquirir o ingresso nas bilheterias do parque, o turista deve dirigir-se à plataforma para o embarque nos ônibus para deslocamento de 10 km dentro do Parque em direção às Cataratas do Iguaçu. A partir deste momento é relaxar e curtir a natureza. É o início de um emocionante passeio no interior do Parque Nacional do Iguaçu. Aproveite para registrar todos os momentos.

 

ATRATIVOS DO PARQUE

VOO DE HELICÓPTERO: Desde 1972, a HELISUL Táxi Aéreo Ltda. Realiza voos panorâmicos de helicóptero sobre as Cataratas do Iguaçu;

TRILHA DO POÇO PRETO: Durante a trilha podem ser observadas belíssimas espécies nativas do Parque Nacional do Iguaçu;

TRILHA DAS BANANEIRAS: Os amantes da natureza ainda vão vibrar com as espécies da fauna e flora nativas do Parque Nacional do Iguaçu;

MACUCO SAFARI: Uma das maiores aventuras dentro do Parque Nacional do Iguaçu.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)