Segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Parque Estadual de Vila Velha é atração nos Campos Gerais, em Ponta Grossa

09/10/2017
O sítio geológico que forma o Parque Estadual de Vila Velha, localizado em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, é um conjunto de formações que lembra uma cidade medieval com seus castelos e torres em ruínas.

O Parque Estadual de Vila Velha é um sítio geológico situado no município paranaense de Ponta Grossa, do qual é a principal atração turística. Está localizado vinte quilômetros ao sudeste do centro da cidade e a cem quilômetros de Curitiba, capital do Estado do Paraná.

O conjunto de formações lembra uma cidade medieval com seus castelos e torres em ruínas, daí o seu nome. A altura média das colunas de pedra e muralhas é de vinte metros e pode chegar a trinta metros ou mais em alguns pontos, em função do terreno acidentado.

Criado pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná em 1966, para proteger seus 18 km² de formações rochosas, classificadas como um dos sítios geológicos brasileiros pela SIGEP, devido suas impressionantes esculturas naturais, esculpidas pelas erosões eólica e pluvial nos arenitos do Grupo Itararé.

Composto de três sítios vizinhos: os Arenitos; as Furnas e a Lagoa Dourada.

Enquanto os arenitos são uma enorme coleção de grandes blocos esculpidos em formas exóticas, as Furnas são três crateras com paredes verticais, erodidas no solo, a maior delas com cerca de 100 metros de profundidade, metade da qual coberta de água. Todas são ligadas entre si e à Lagoa Dourada, assim chamada pelo efeito criado pela água cristalina e a coloração de suas areias nos poentes.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)