Segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Parque Nacional de Superagui, um recanto de ilhas no litoral do Paraná

09/10/2017
O parque abriga baías, praias desertas, restingas, manguezais e abundantes formações de Floresta Atlântica, no litoral paranaense.

O Parque Nacional de Superagui foi criado em 1989 com uma área inicial de cerca de 21.400 ha. Em 1999 ocorreu outra demarcação e a área aumentou para cerca de 34.000 ha, o que incluía a Ilha de Superagui, a Ilha das Peças, a Ilha de Pinheiro e a Ilha do Pinheirinho. Foram incluídos ainda o vale do Rio dos Patos, no continente, e o Canal do Varadouro, que separa a Ilha do Superagui das terras continentais.

O Parque Nacional faz parte do complexo estuário de Paranaguá, Cananéia e Iguape. Em 1991, o parque foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO, já que sob ponto de vista de suplemento alimentar é uma das áreas mais importantes do país, sendo que em dezembro de 1999, o parque foi também declarado Patrimônio Natural da Humanidade, também pela UNESCO.

O parque abriga baías, praias desertas, restingas, manguezais e abundantes formações de Floresta Atlântica. Várias espécies animais, algumas delas raras ou ameaçadas de extinção, como o papagaio-chauá (Amazona rhodocorytha) e o papagaio-da-cara-roxa (Amazona brasiliensis), o mico-leão-da-cara-preta (Leontopithecus caissara) e o jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris), vivem dentro dos seus limites.

 

PRINCIPAIS ATRATIVOS

- Praia Deserta da Ilha do Superagui e Comunidade da Barra do Superagui;

- Trilha da Praia Deserta da Ilha do Superagui: com duração de 1 hora e 30 minutos e de dificuldade moderada;

- Baía do rio das Peças, Praia Deserta da Ilha das Peças e Vila das Peças;

- Roteiro Lagamar: Observar paisagem, canal do Varadouro, localidade do Abacateiro que é um museu vivo da Cultura do Fandango, Ararapira Velha (proibido desembarcar e acampar no local em razão de danos ao patrimônio histórico), igreja antiga - colonização, Barra do Ararapira e tradicional uso da folha da cataia em aguardente.

 

(Crédito da foto: Marcos Amend/Fundação Boticário)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)