Quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Paulo Litro defende ampliação das PCHs e Centrais Geradoras Hidrelétricas no PR

18/10/2017
Em reunião preparatória ao lançamento da Frente Parlamentar dos Produtores de Energia Elétrica, da qual o deputado estadual Paulo Litro é vice-presidente, foram discutidos os principais temas envolvendo a instalação dessas unidades no Paraná.

Sete municípios da região da Cantu e da Amocentro contam com Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas. As PCHs são usinas hidrelétricas de tamanho e potência relativamente reduzidos, conforme classificação feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 1997.

Já as CGHs são ainda menores, tanto em termos de tamanho quanto de potência. De acordo com a classificação da Agência Nacional de Energia Elétrica, esses empreendimentos podem ter o potencial de gerar até 5 Mega Whats de energia.

Durante reunião preparatória para o lançamento da Frente Parlamentar dos Produtores de Energia Elétrica, da qual o deputado estadual Paulo Litro é vice-presidente, foram abordados os principais temas envolvendo a instalação dessas unidades no Paraná.

Atualmente, o estado conta 29 unidades distribuídas em muitos municípios. “A instalação das PCH´S, sempre foi um tema muito delicado, porém, com o passar do tempo foi visto que elas são uma importante fonte de renda aos municípios e, ao contrário do que ouvimos, possuem baixo impacto ambiental afinal, há o dever das unidades quando são instaladas de preservar o meio ambiente. Acredito que a frente parlamentar será muito importante para a difusão desses conceitos”, destacou Paulo Litro.

Outras 49 Pequenas Centrais Hidrelétricas estão aptas para receberem as outorgas de funcionamento. A instalação dessas unidades poderia de forma efetiva levar a redução das contas de energia em todo o Brasil. A Frente Parlamentar será lançada oficialmente no próximo dia 24 na Assembleia Legislativa.

(Da Assessoria)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)