Segunda-feira, 08 de agosto de 2022

Alta de preços aumenta receita das exportações de carne de frango

15/06/2022
 Embarques aumentaram 4% e o faturamento cresceu 38%

Em maio, o faturamento das exportações de carne de frango do Brasil atingiu R$ 900 milhões. A marca é praticamente 38% maior que a receita para o mesmo mês no ano passado, conforme dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

A quantidade embarcada, entretanto, cresceu pouco menos de 4%. Foi de 414 mil toneladas em maio de 2021 para 430 mil toneladas no mesmo mês em 2022.

“O quadro inflacionário global, com a alta dos custos de produção, e a forte demanda por carne de frango no mercado internacional fortaleceram os preços médios internacionais, para patamares superiores a US$ 2 mil por tonelada”, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin. “O bom desempenho na receita dos embarques de maio ajuda a equilibrar os impactos gerados pelos preços elevados de todos os insumos que compõem a produção.”

Compradores de carne frango do Brasil

De acordo com a ABPA, a China ficou em destaque entre os principais destinos do setor. O país asiático consumiu 50 mil toneladas de carne de frango brasileiro em maio. A quantidade, porém, representa uma queda de quase 9%.

Na segunda posição, apareceram os Emirados Árabes Unidos (45 mil toneladas), cujas compras do produto brasileiro cresceram 73%. O Japão ocupou a quarta posição, com 33 mil toneladas (+3%). A União Europeia, sobressaindo-se pelo aumento de 80% no volume, ficou no quarto lugar (26 mil toneladas).

“O Brasil tem aumentado a capilaridade dos seus embarques de maneira sustentável, além de reforçar a posição em mercados históricos”, disse Luís Rua, diretor de mercados da ABPA. “Por exemplo, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita são destaques positivos na região do Oriente Médio.”

No acumulado de 2022, o Brasil já exportou praticamente 8% mais carne de frango que em 2021. Somando, são quase 2 milhões de toneladas entre janeiro e maio.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)